Sou ex-combatente e quero viajar dentro do estado do RS. Preciso pagar a passagem?

Ex-combatentes têm transporte gratuito no estado. Você pode viajar de graça em ônibus das modalidades comum, semi-direta, direta e executiva. A única despesa é o seguro facultativo, se você o quiser. Para obter o benefício, o passe expedido pelo DAER para ex-combatentes deve ser apresentado no guichê de compra de passagem, onde o funcionário vai anotar seu nome e o número do documento

Como devo acomodar meu gato e o que devo apresentar para levá-lo?

O cão ou gato deve ser acomodado em um contêiner de fibra de vidro ou material do gênero, limpo e desinfetado, dentro das normas especificadas para o transporte de animais (não excedendo as medidas de 41x36x33cm), e somrente ocupar o espaço do assoalho em frente a poltrona do dono do animal.

No momento do embarque deverá ser apresentado atestado médico veterinário, emitido no período de até 15 (quinze) dias antes da viagem, declarando boa condição de saúde, sendo repassada cópia do mesmo ao representante da transportadora.

A carteira de vacinação do animal, a ser exibida ao embarcar, deverá estar atualizada e constar o registro de vacinas anti-rábica e polivalente.

Comprei minha passagem nos guichês da Rodoviária, mas não irei viajar. Posso devolver minha passagem? Como serei ressarcido?

Sim. Para passageiros que compraram a passagem na Rodoviária, a devolução deverá ser feita com antecedência de até três horas em relação ao horário de partida, diretamente nos guichês. A devolução do valor será em espécie, nas compras feitas em dinheiro ou com a emissão de um comprovante de cancelamento da passagem, nas compras feitas com cartão.

Em ambos os casos a empresa transportadora poderá reter até 5% do valor da passagem.

Comprei minha passagem pela internet, mas não irei viajar. Posso devolver minha passagem? Como serei ressarcido?

Sim. Se a compra foi feita no débito, o passageiro deverá pedir a devolução até 24h antes do embarque, através do e-mail [email protected], informando obrigatoriamente:

 

  • Número do localizador
  • Poltrona
  • Data da viagem
  • CPF do cliente
  • Dados da conta corrente para depósito

 

O valor da passagem será devolvido através de depósito na conta corrente fornecida pelo cliente – descontado o valor do serviço administrativo – em até 5 dias úteis após a confirmação do cancelamento. A empresa transportadora  poderá reter até 5% do valor da passagem.

 

Ou se preferir, você pode devolver sua passagem diretamente na Rodoviária, bastando comparecer nos guichês até três horas antes do embarque. O valor será devolvido em espécie, descontado o valor do serviço administrativo -  e a empresa transportadora poderá reter até 5% do valor da passagem.

 

Para as compras realizadas no cartão de crédito, oferecemos três formas de devolução, desde que feitas até três horas antes do horário de partida:

 

  1. Através do site: é só entrar no Painel do Cliente em Minhas Compras e solicitar o estorno;
  2. Solicitar o estorno diretamente com a empresa transportadora;
  3. Solicitar a devolução diretamente no guichê da rodoviária, neste caso o sistema envia a instrução para a empresa transportadora fazer o estorno.

 

Lembramos que será descontado o valor do serviço administrativo e empresa transportadora poderá reter até 5% do valor da passagem.

 

 

Existe custo adicional para comprar uma passagem na internet?

Sim, as compras feitas pela Internet serão acrescidas do valor referente ao serviço administrativo.

Posso transferir minha passagem para outro dia?

Sim, você pode transferir sua passagem uma única vez para outro dia e horário, desde que solicite com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. Na revalidação do bilhete você pode optar por qualquer horário, data e localidade de destino atendida pela mesma empresa transportadora. 

Se você optar por uma modalidade ou trajeto cujo bilhete de passagem tenha valor superior ao adquirido, deverá pagar a diferença de valor entre os bilhetes. Caso opte por uma modalidade ou trajeto cujo bilhete tenha valor inferior ao adquirido, não terá direito a devolução da diferença. 

Neste caso, a empresa transportadora näo irá reter 5% do valor da passagem.

Sou deficiente visual. Posso embarcar com meu cão-guia?

Sim, é permitido um cão-guia por ônibus, sem limite de peso e sem cobrança de tarifa.

Perdi o ônibus. Posso renovar minha passagem?

Não. A devolução ou revalidação do bilhete deve ser feita com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida.

Posso fumar no ônibus?

Não. É proibido fumar nos ônibus de transporte coletivo intermunicipal e estadual de passageiros.

Quais são os tipos de ônibus?

Existem quatro modalidades:

• executivo: transporte diferenciado, confortável, com banheiro, ar-condicionado e sem paradas na rota; 

• direto: sem paradas na rota; 

• semi-direto: para em algumas rodoviárias do itinerário; 

• comum: o “pinga-pinga”, para em todas as localidades e pontos de parada no itinerário.

Posso viajar em pé?

Apenas na modalidade comum.

Para seu maior conforto, embarque na Rodoviária e garanta seu assento.

Preciso comprar a passagem com seguro?

O seguro é facultativo, ou seja, a emissora de passagens vai consultar o passageiro se ele quer o serviço e assim você terá direito ao seguro complementar que aumenta o prêmio em casos de morte ou invalidez e despesas médicas e hospitalares.

Todos os ônibus vão para o aeroporto?

Não, somente os da modalidade Executivo. Fique atento ao horário do seu vôo, pois a Rodoviária não se responsabiliza por eventuais atrasos durante o precurso do ônibus.

Posso comprar minha passagem de volta?

Claro, essa é mais uma facilidade da Rodoviária de Caxias do Sul. Basta a Rodoviária de destino fazer parte do sistema integrado de vendas que você poderá adquirir sua passagem de volta. Grande parte das Rodoviárias do Estado já aderiram a este sistema.

Esta facilidade somente está disponível para passagens compradas diretamente nos guichês da Rodoviária.

Quais as vantagens de garantir a passagem de volta?

Você pode escolher com bastante antecedência o dia, horário e a poltrona da viagem de volta, sem se preocupar se haverá lugar disponivel, evitando filas, transtornos e economizando tempo.